domingo, 25 de maio de 2008

Pensar positivo melhora a qualidade de vida

Há momentos em que passamos por situações negativas, podem ser várias e a verdade é que em tais situações reagimos naturalmente mal a isso.
Existem vários mecanismos que desenvolvemos desde a nossa infância, como sermos ensinados a lutar contra aquilo que achamos incorrecto e por isso criamos afirmações como “não quero ficar sozinha”, “não quero ser gorda”, entre muitas outras. Acreditamos então que podemos evitar o que consideramos incorrecto com simples convicções e expressões que “gravamos” em nós mesmos, infelizmente não é assim, o positivo não vem até nós naturalmente!
Aquilo a que dedicamos a nossa atenção cresce e ganha forma na nossa vida, mantendo-se.
Temos a opção de pensar apenas em coisas que nos façam felizes, em coisas boas, que nos tragam satisfação e nos coloque um sorriso estampado no rosto! Muitas vezes esquecemo-nos desse aspecto e pensamos “como posso pensar unicamente em coisas boas se tudo me corre mal?”, bem, é difícil contornar a situação de modo a vencer este sentimento de derrota, o mais fácil é certamente entregarmo-nos à tristeza. No entanto, esta fórmula de vencer o que é negativo não está disponível em farmácias nem em hospitais, também não se encontra em livros de auto-ajuda ou nas escolas… De facto o que é preciso é existir uma grande força interior e assumirmos o controlo da nossa mente.
Tudo se torna mais fácil e divertido quando sentimos emoções positivas, desta forma, somos levados a agir e a pensar de forma diferente, o nosso pensamento torna-se criativo e nós tornamo-nos pessoas melhores!
Sejamos optimistas, é necessário apreciar e reconhecer o melhor de cada situação ou experiência. Quem sabe este não seja o primeiro passo para tornar este mundo um lugar muito melhor!
Um optimista é então " …uma pessoa que é capaz de se rir das suas desgraças, que encontra sempre alguma coisa de positivo, de engraçado, de divertido, em particular nas experiências menos positivas. É aquele que sonha e que corre o risco de que esse sonho se venha a realizar. É aquele que acredita que tem capacidades para gerir o seu destino, e que a vida não é uma coisa imposta mas algo que se constrói". Helena Marujo, do livro ‘Educar Para o Optimismo' (ed. Presença).

Bibliografia:
http://pt.shvoong.com/books/essays/480451-pensar-positivo-melhora-qualidade-da/

Sem comentários: