domingo, 18 de maio de 2008

Eu marro, tu marras, ele marra...

Temos que admitir, estudar não é tarefa fácil. Temos que ter vontade, concentração, paciência, esforço, método, tempo… E o tempo é sempre uma grande confusão, principalmente para os estudantes. Saber gerir o tempo é chave para o sucesso. E como muitos dizem há tempos em que estudar é um verdadeiro prazer, mas isto só é possível sem o medo dos exames, a preocupação com as notas, o medo do fracasso, a sensação de culpa, a inquietação…
A ansiedade nestes jovens é tal que acaba por retirar todo o gozo, curiosidade e até o prazer de aprender. É que quando estão a ser avaliados, ou até em simples questões dentro da sala de aula, ficam tão stressados que só desejam que tudo acabe rapidamente sejam quais forem as consequências. Acabam, por isso, por responder sem pensar, sem terem lido correctamente as perguntas.
No entanto, para aqueles cuja arte de estudar se limita ao marranço puro, estudar nunca se pode tornar divertido: de facto, ler um parágrafo, olhar para o ar e tentar repeti-lo, falhar, voltar a lê-lo e voltar a repeti-lo, tantas vezes quantas as necessárias, não é tarefa fácil. Existem, de facto, pessoas com capacidades incríveis para o decoranço e que na maioria das vezes se saem muito bem nos pontos, falhando apenas uma ou outra vírgula. Mas não se deixem enganar por este método. Imaginem na véspera do teste: “após o primeiro minuto, a reacção é: “O queeeeeê? Isto tudo?”, mas, continuamos a folhear e “Eh, não me lembro de termos dado esta matéria!”, meia hora depois estamos a coçar a cabeça e a dizer “Desisto, não percebo nada desta porcaria, mas como temos mesmo que estudar acabámos por começar a empinar. O tempo passa, o dia começa a escurecer e a consciência começa a fazer o seu trabalho “Não vou ter tempo para decorar isto tudo. O melhor é saltar uns capítulos. Ora deixa cá ver… este não me cheira muito que vá sair… fora com ele! Este também não me diz nada! Ahh, já se foram dois à vida”. “
Chegámos ao teste e… “Ó desgraça! Ia tudo a correr tão bem e aparece-me esta pergunta tão difícil. Como é que eu lhe vou pegar? Ai, já gastei tanto tempo, isto parece chinês. Que raio de pergunta!!! Tenho que perceber isto… Dá-me ideia que deve ser…ah, meu deus, não vou lá, vou ter de arriscar…”
O pior é no dia da entrega do teste “Mãe, eu bem te tinha dito que não tinha grande memória!!!E o pior é que a prof pôs uns assuntos que eu não estava à espera…

SILVA, Eurico Marques da.“Eu Marro, Tu Marras, Ele Marra”. Ambar

Sem comentários: