domingo, 4 de maio de 2008

Personalidade

Já ouvi muitas vezes pessoas a dizerem "...fulano tem personalidade... este não tem!..." Mas a definição de personalidade em si nunca parei para pensar, a não ser nestes instantes...
Pois é, existem coisas que, por vezes, nos põem a pensar…e a personalidade é uma delas, principalmente na fase da adolescência, que é uma etapa muito conturbada e cheia de dúvidas.
A personalidade é aquilo que o individuo realmente é, ou seja, é a sua singularidade que o distingue de qualquer outra pessoa. Já reparamos que não existe nenhum individuo com uma personalidade igual à nossa, mesmo quando dizemos que aquela pessoa é a nossa alma gémea, que somos iguais… As semelhanças entre os comportamentos dos indivíduos de uma sociedade não desmentem o facto de o individuo ser uma unidade distinta de todos os outros.
De facto, a conduta de um indivíduo deixa sempre transparecer um cunho pessoal que nos permite inferir que estamos na presença de um ser original e único. Por isso, podemos afirmar que uma personalidade é uma individualidade.
Apropriando-me de uma frase de Fernando Pessoa que dizia mais ou menos isto: “não acredito em nenhuma religião, todas elas são a verdade” e buscar um meio termo, cada personalidade pode ser adquirida através da hereditariedade, o próprio meio, pois é através do processo de socialização que o comportamento individual é moldado segundo padrões de cultura de uma dada sociedade, também através de experiências pessoais, pois o modo como as pessoas vivem as suas experiências, pode marcar positiva ou negativamente a personalidade. As experiências vividas na infância e na adolescência são particularmente marcantes, sendo a personalidade uma construção dinâmica e interactiva, onde o sujeito é o elemento activo da sua própria historia e projecto de vida.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Personalidade
http://super.abril.uol.com.br/revista/248/materia_revista_270042.shtml?pagina=1
http://www.depression-guide.com/lang/pt/personality.htm

Sem comentários: