domingo, 18 de maio de 2008

A minha cultura é melhor que a tua?



















A minha cultura é a melhor que a tua???

Longe vão os dias em que cada país/grupo tinha a sua própria cultura quase como que uma identidade bastante vincada. Cada um com os seus próprios produtos, as suas próprias formas de divertimento, de estar em sociedade, sendo todas elas muito diferentes entre si.
Actualmente, com a proliferação das novas tecnologias da informação, do turismo e das migrações a troca de informações, conhecimentos, ideais, que é tão rápida, assistimos a uma crescente globalização da sociedade. Ou não são exemplo disso alguns dos produtos comercializados em praticamente todo o mundo, que para alguns são imprescindíveis, como a Coca-Cola, o seu fato de treino da Adidas, ou as sapatilhas da Nike, ou mesmo o nosso tão famoso MacDonalds??? Por outro lado, são ou não cada vez mais frequentes os casamentos entre pessoas que advém de culturas diferentes???
Este fenómeno da globalização é, nada mais, nada menos, que o resultado de uma intensa aculturação, ou seja, o resultado do contacto contínuo entre grupos de indivíduos de culturas diferentes, bem como as alterações que essa socialização traduz nos padrões culturais.
Com todas estas alterações vividas na nossa sociedade contemporânea, será que ainda podemos afirmar que cada cultura tem o seu próprio padrão cultural, sendo este em praticamente nada igual a outros?

Ilustração 1 – Carolina Soares é uma famosa cantora do Brasil, oriunda de pai negro e mãe branca, demonstra nos seus traços físicos essa mistura de raças, sendo de salientar a sua voz que apresenta um timbre forte, bem como o estilo musical mais voltado para o lado africano.
Carolina é um dos exemplos de que cada vez mais assistimos à globalização do mundo em que a convivência de pessoas com culturas diferentes é muito frequente.

Fontes:
MONTEIRO, Manuela Matos, FERREIRA, Pedro Tavares; “Ser Humano – 1.ª parte”, Psicologia B 12.º ano, Porto Editora
diariodeiguape.com/.../27/reveillon-em-iguape/
http://outrashistorias.files.wordpress.com/2007/05/coca-cola_logo5.jpg
http://medias.ados.fr/people/3/8/3847/Cassie/photos/12894-cassie-adidas.jpg
http://lacesnsoles.com/store2/images/categories/Nike.png
http://www.angloamericano.edu.br/jornaldoanglo/edicao05/imagens/foto-mcdonalds.jpg

1 comentário:

Anónimo disse...

A verdade é que os Portugueses cada vez estão mais esquecidos da cultura, desvalorizando-a em demasia! Há países em que o respeito pela cultura e os costumes são tão importantes como a alimentação, fazem parte da vida das pessoas, mas Portugal não é um bom exemplo disso! Cada vez mais adoptamos costumes de outras culturas! Mas será isso bom ou mau? Na minha opinião, tal como tudo, isso tem aspectos positivos e negativos. Sendo Portugal um país pequeno, acho bem que haja a adopção de novos costumes, para que haja um maior desenvolvimento, visto que a decadência é cada vez maiore necessitamos de formas que nso permitam inverter a situação e que nos encontramos! Por outro lado, penso que não é com a desvalorização da nossa cultura que vamos obter um país melhor.
Provavelmente afastei-me um pouco do tema central, mas visto que estamos num país livre temos de expressar a nossa opinião :D
Finalmente, e tentando responder à tua última questão, acho que cada cultura tem características próprias, apesar de actualmente serem em muitas situações postas de lado.
Por isso, PORTUGUESES: não neguem as vossas raízes! Somos poucos mas ainda vamos chegar ao topo! Ainda vamos dominar o Mundo! Não percam a esperança! lol