domingo, 25 de maio de 2008

Ideal de beleza feminino



O ideal de beleza feminino é uma construção social que varia de época para época, e que vai sendo incutido durante o processo de socialização. Este ideal de beleza feminina não é imutável no tempo, este constrói-se ao longo do tempo, de acordo com o meio sociocultural em que se esta integrado e com os valores morais e éticos que se partilham com a comunidade a que se pertence. Por exemplo, o ideal de beleza na cultura islâmica passa pela “ocultação” do corpo da mulher, já na sociedade ocidental contemporânea, o ideal de beleza é bastante distinto.
O ideal de beleza feminino funciona como sendo um modelo de identificação para muitos jovens, sendo essencial possui-lo para determinadas actividades profissionais, como por exemplo modelo.
Actualmente, o ideal de beleza feminino está associado à magreza dos corpos das figuras femininas, sendo esta uma condição essencial para entrar no mundo da moda. Podemos verificar, quando vemos desfiles de moda, anúncios que promovem roupas, entre outros, que as figuras femininas utilizadas são extremamente e excessivamente magras.
Este facto foi alvo de muitas críticas, uma vez que o mundo da moda, é cada vez mais desejado por inúmeros jovens, e a imagem que essas figuras femininas passam, vai funcionar como um padrão de beleza a seguir, isto é, os jovens ao associarem a beleza a corpos magros, leva a que estes desenvolvam comportamentos que visam moldar os seus corpos à medida adequada. O domínio nos circuitos da moda de figuras femininas excessivamente magras poderão, assim, funcionar como padrões de beleza para personalidades menos estruturadas e fomentar comportamentos miméticos que resultem em situações como a anorexia e bulimia, assim concluímos que lá se vai a concepção de beleza concebida antigamente, em que a mulher se queria “gordinha”. Por isso, foram proibidos, em alguns países, a divulgação de cartazes com figuras femininas extremamente magras.
O ideal de beleza feminino, deve ter em conta o bem-estar interno e externo das pessoas e não o limitar a certas normas. O ideal de beleza funciona como um modelo a seguir por parte de muitos jovens, por essa razão, deve haver uma preocupação com a imagem que se passa, do que é realmente o ideal de beleza feminino.

1 comentário:

DM disse...

Podia ter relacionado o seu tema com Bandura e a aprendizagem por modelação. O tema também podia ser explorado do ponto de vista da construção da identidade.