A partir dos dois, três anos, a curiosidade das crianças aumenta mais, assim como a sua imaginação que se torna inquieta. Nesta idade, elas analisam tudo o que vêem de diferente e relacionam com elas próprias. É este o primeiro processo de identificação da realidade e é muito importante para o seu desenvolvimento intelectual.
No entanto, a sua percepção da realidade, é contudo, muito aproximada, não sabe ainda onde termina a realidade e onde começa a irrealidade. Por isso mesmo, gostam muito de todas as histórias de fantasia que lhes são contadas.
As crianças possuem um mundo particular, geralmente belo e cheio de coisas e personagens maravilhosas, no qual existe a possibilidade de viver aventuras sempre fascinantes. Estas, vivem nesse mundo fantástico que elas próprias criaram, através da sua imaginação, e sobrepõem à realidade, descrevendo com absoluta sinceridade.
Depois de criadas as suas próprias realidades, estas são muito complicadas de lhe “retirar”, pois para as crianças o que elas imaginaram é que esta correcto.
As invenções, a fantasia e a imaginação, são muito importantes para elas, já que representam apenas um intermediário entre elas e o mundo real.
Bibliografia
educacao.aaldeia.net/imaginacaodascriancas.htm
pt.shvoong.com/.../education/elementary-childhood-education/1751359-desenvolvimento-infantil-imaginação/ - 52k
pt.articledevise.com/article/about/MDI4/Como-A-Cultivar-Imaginacao/ - 9k -
domingo, 4 de maio de 2008
Crianças e Imaginação
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário