domingo, 11 de maio de 2008

Saber o que somos para existir de verdade

Como disse o Padre António Vieira “O saber é uma riqueza que nunca se esgota” e isto porque nunca aprendemos tudo o que há para aprender, existe sempre algo que desconhecemos, algo que não vimos, que não apreciamos, que não tivemos o prazer de desfrutar. A aprendizagem é uma condição inerente à capacidade humana já que todo o Homem aprende no decurso da sua vida, contudo fá-lo de diferentes maneiras e isto porque, como é perceptível, todos somos diferentes, temos vidas diferentes, experiências diferentes, histórias pessoais diferentes e, consequentemente, aprendizagens diferentes.
Para mim, em primeiro lugar, é necessário que cada um seja capaz de se auto-conhecer para assim poder aprender a conhecer o mundo mas sempre com o seu ponto de vista, dando-lhe a interpretação que acha mais apropriada para que possam existir diferentes opiniões e logo discussão e crítica que nos levam a saber aceitar e respeitar tudo o que é diferente de nós ou do que pensamos.
Por tudo isto é que acho que aprender sempre mais e mais faz de nós pessoas não só mais cultas mas também mais humanas, o conhecimento faz com que cada um ganhe uma dimensão maior, um interesse maior sobre o mundo e é por tal que se torna numa riqueza inesgotável que nos trará frutos, por vezes muito mais benéficos do que imaginamos. E fica também aqui uma pequena homenagem ao Padre António Vieira, um visionário que já no século XVIII conseguiu ser capaz de perceber a dimensão e a importância que a aprendizagem tem no ser humano.

Bibliografia:
Livro de pensamentos, António Marinho Teixeira de Mesquita

Sem comentários: