sábado, 12 de abril de 2008

Alzheimer

O que é a doença de Alzheimer?
A doença de Alzheimer, é uma doença que afecta o cérebro (morte das células cerebrais e consequentemente atrofia o cérebro) e que se caracteriza por a perda das faculdades cognitivas superiores, manifestando-se inicialmente por alterações da memoria episódica, acabando assim por determinar a completa ausência de autonomia dos doentes. Esta doença relaciona-se muito com a idade, afectando as pessoas com mais de 50 anos. O início da doença pode dar – se, muitas das vezes, com simples alterações de personalidade.

Qual é a causa da doença de Alzheimer?
A causa desta doença ainda não está definida. A comunidade científica diz-nos que é uma doença geneticamente determinada, embora possa ou não, ser hereditária, ou seja, uma doença que se passa de pais para filhos.
Como se faz o diagnóstico?
Não existe nenhum exame que nos permita identificar a doença, apenas existe um única forma que nos possa indicar, que é examinando o tecido cerebral obtido por uma biopsia ou necrópsia.
Qual o tratamento adequado?
O tratamento visa confortar o paciente e retardar o máximo possível a evolução da doença. A doença de Alzheimer não tem cura e, no seu tratamento, há que atender a duas variáveis:
· Ao tratamento dos aspectos comportamentais. Nesta vertente, além da medicação, convém também contar com orientação de diferentes profissionais de saúde;
· Ao tratamento dos desequilíbrios químicos que ocorrem no cérebro. Há medicação que ajuda a corrigir esses desequilíbrios e que é mais eficaz na fase inicial da doença, mas, infelizmente, tem efeito temporário. Por enquanto, não há ainda medicação que impeça a doença de continuar a progredir.

Webgrafia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mal_de_Alzheimer

http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/doencas+degenerativas/oqueeadoencadealzheimer.htm

http://www.cm-almodovar.pt/redesocial/documentos/SITUA%C3%87%C3%83O%20SOCIAL%20DOENTES%20ALZHEIMER%20-%20um%20estudo%20explorat%C3%B3rio.pdf

1 comentário:

Anónimo disse...

A doença Alzheimer é realmente preocupante, pois os doentes que padecem desta doença vão perdendo a memória aos poucos e consequentemente acabam por perder a sua identidade. Pois já não reconhecem os sítios, as pessoas, não se lembram de episódios que o marcaram na sua vida. É por isto que estes pacientes têm comportamentos que uma pessoa saudável não teria, muitos destes doentes no inicio do desenvolvimento da doença, esquecem onde moram e perdem-se, ou não reconhecem a cara de entes queridos e ficam muito nervosos e ameaçados por não conhecerem essa pessoa que está ao pé deles.
Infelizmente ainda não há um tratamento verdadeiramente eficaz para combater esta doença e conseguir a recuperação dos doentes. Apenas há medicamentos para retardar o avanço da doença de Alzheimer. Ainda não um tratamento para curar estes pacientes porque as causas do Alzheimer ainda não são evidentes.