domingo, 20 de abril de 2008

Razão e Emoção



"Metade dos nossos erros na vida nascem do facto de sentirmos quando devíamos pensar e pensarmos quando devíamos sentir."
J. Collins
E não é mesmo?! Não são as grandes confusões que pairam nas nossas cabeças, quando as decisões a tomar são de grande importância? Não é fácil decidir-mos guiando-nos por uma só, é difícil isolar razão de emoção! Mas quantas vezes dizemos “sê racional” ou então “deixa-te levar pelo coração”, não conseguimos ser imparciais. Que tal a vida baralhar as cartas e jogarmos com as duas vias??
É certo que no decorrer do tempo, se ouvia, se acreditava e até mesmo se defendia que razão e emoção eram independentes, não se misturavam, assim como a água e o azeite. Mas na História também houve quem discordasse e tentasse provar sua teoria, António Damásio fez concluir que a tomada de decisão (vista essencialmente por processos racionais) implicava a emoção. Vejamos, nem sempre o valor lógico, o raciocínio nos possibilita optar devido às inúmeras opções possíveis, assim é necessário recorrer às nossas experiências emocionais que vivemos em situações idênticas.
Possamos então desistir de colocar a emoção de lado para decidirmos acerca de algo? Que a tomada de decisão depende do raciocínio e das emoções, depende! São vias complementares para. Agora decide como quiseres …

“Sem emoção, ficaríamos impossibilitados de fazer as escolhas mais simples”


Bibliografia:
- Manual de Psicologia B 12º ano – Ser Humano 2ª Parte

Sem comentários: