sábado, 12 de abril de 2008

A atracção que nos une...

Sendo este um blog que tem como tema geral a psicologia e todas as suas ramificações nada mais interessante a tratar do que aquilo que une tantas pessoas e por vezes também afasta, a atracção. Quantas vezes nos perguntamos a nós próprios repetidamente o porquê de gostarmos tanto daquela pessoa, de nos sentirmos de tal forma atraídos por ela que isso nos leva a querer a sua presença? A resposta a esta pergunta é simples, podemos dizer que “estes sintomas” são consequência da atracção que sentimos por essa determinada pessoa já que a atracção interpessoal se reflecte pela preferência por determinadas pessoas, o que nos leva a querer partilhar a sua presença e isto está intimamente relacionado com as emoções, sentimos e a história pessoal de cada um.
Para responder à pergunta que em cima mencionei posso apenas dizer que o facto de nos sentirmos atraídos por determinadas pessoas deve-se ao facto da existência de factores como por exemplo a proximidade, tendemo-nos a sentir atraídos por pessoas que estão mais próximas de nós; a complementaridade, uma vez que as assimetrias das características dos outros que tornam o outro atraente, na medida em que nos complementam; as semelhanças interpessoais, sentimo-nos atraídos por pessoas que têm comportamentos, atitudes, valores, interesses semelhantes aos nossos; a reciprocidade, as apreciações positivas dos outros têm um efeito muito forte na atracção que os outros exercem sobre nós. Existem ainda inúmeros factores que podem explicar este facto tal como a admiração, respeito, aceitação, gratidão, entre muitos outros.
Espero portanto que, com esta pequena reflexão, os leitores tenham ficado mais esclarecidos sobre “a forte atracção que nos une”.

Bibliografia:
Psicologia B, 12º ano, 1ª Parte, Porto Editora

Sem comentários: