domingo, 20 de abril de 2008

Emoções

“As emoções são um incrível dom que temos,
Para perceber aquilo que estamos a pensar...”
BOB DOYLE
Todos os dias, a todas as horas e a todos os minutos estamos sujeitos a desenvolver uma infinidade de emoções tendo em conta todos os acontecimentos e pessoas que fazem parte dos mesmos.
As emoções têm um papel fundamental no nosso dia-a-dia por isso, é importante saber lidar com elas.
Somos constantemente invadidos por emoções, elas são como que um turbilhão e nem sempre temos a capacidade de perceber o que se está a passar dentro de nós. Por isso, é importante conhecermo-nos e conhecermos igualmente as nossas emoções.
As emoções fazem-se sempre acompanhar por reacções fisiológicas. Quando sentimos medo, a adrenalina aumenta e o nosso coração passa a bater mais forte. Quando estamos felizes, o corpo produz endorfinas, daí a sermos invadidos por uma sensação maravilhosa de bem-estar.
Todas as emoções são de certa forma positivas ou negativas. Recebem esta designação por causa do tipo de sensação que despertam. As emoções positivas como o amor, alegria despertam experiências agradáveis já as negativas como a raiva, medo, tristeza, ansiedade despertam sensações desagradáveis e que, muitas vezes atrapalham a comunicação entre as pessoas se não forem bem compreendidas.
A vida humana é complexa e dinâmica e, por isso, é possível oscilar entre sensações positivas e negativas ao longo de um dia. A influência negativa das emoções pode ocorrer se não desenvolvermos a capacidade de compreendê-las e, consequentemente, controlá-las e dirigi-las para fins positivos.
Com a experiência vamos aprendendo a identificar as nossas próprias emoções, e perceber como elas influenciam a nossa vida e assim, vamo-nos conhecendo melhor.
Quando percebemos o que sentimos conseguimos perceber mais facilmente o que sentem os outros e, assim facilitar a comunicação e evitar conflitos.
Expressar o que sentimos é muito difícil é uma aprendizagem diária.
Sem emoções a vida não teria o mesmo sentido. É bom sentir na pele intensamente todo o tipo de emoções alegria, tristeza, raiva, medo, ansiedade…
É com todas estas emoções, que vamos crescendo e aprendendo a ser mais humanos.

Sem comentários: