domingo, 20 de abril de 2008

As emoções...outra vez

Todos os dias estamos sujeitos a desenvolver uma infinidade de emoções diferentes, conforme os acontecimentos e situações que vivemos.
Todas as emoções vêm acompanhadas por reacções fisiológicas, ou seja, o nosso corpo reage conforme as nossas emoções. Por isso, quando temos medo, quando estamos nervosos ou nos encontramos perante outras emoções há um aumento de adrenalina que faz com que o nosso coração dispare e o corpo entre em estado de alerta!
Choramos quando estamos tristes, sorrimos quando estamos felizes, coramos com vergonha, suamos, trememos, alteramos o tom de voz…bem, são inúmeras as formas como manifestamos aquilo que sentimos. E por esse mesmo motivo, as emoções têm um importante papel ao nível comunicacional. Vejamos o caso dos bebés, por serem seres de carácter prematuro, necessitam dos cuidados dos adultos e por isso ficam sujeitos a uma única forma de verem satisfeitas as suas necessidades, ou seja, através das manifestações emocionais (choro, riso e expressões faciais).
As emoções são uma forma de interagirmos com a sociedade, acontece muitas vezes sentirmo-nos contagiados pela emoção de outra pessoa o que nos leva a querer experimentar aquilo que ela está a sentir, por exemplo, ver rir pode fazer outras pessoas sentirem-se felizes.
Pelo despertar constante de variadas emoções é difícil imaginar a vida sem elas, uma vez que, na minha opinião, somos seres que vivem para as emoções, de modo a sentirmo-nos felizes e repletos de bem-estar.

Sem comentários: