domingo, 20 de abril de 2008

A importância da memória

A memória é um processo cognitivo que consiste na retenção e na evocação das informações, conhecimentos, acontecimentos, expectativas, conceitos, ideias, sentimentos… a memória é essencial para a nossa sobrevivência, sendo condição da adaptação ao meio e para aquisição de novas aprendizagens. É a memória que assegura a nossa identidade pessoal. Se perdêssemos a memória deixaríamos de ser aquilo que somos, aquilo que somos, que fomos e que seremos depende em grande parte da memória. É este património individual que nos torna únicos e nos assegura a nossa identidade pessoal. É a memória que nos permite representar o mundo.
O filme “Memento” pode confirmar a importância que a memória tem na nossa vida. Memento conta-nos a história de Leonard, que sofre de amnésia anterógrada (este tipo de memória segue-se de um trauma cerebral e é caracteriza-se pela incapacidade de lembrar novas informações, lembranças de experiências recentes desaparecem, mas a pessoa consegue recordar com clareza os eventos anteriores ao trauma) devido a uma pancada que levou na cabeça do criminoso que violou e matou a sua esposa. Este procura o assassino que arruinou a sua vida, para fazer justiça com as próprias mãos. Como não consegue lembrar de nada por mais de alguns minutos, pois este não tem qualquer tipo de memória recente, ou seja, qualquer coisa que faça, qualquer pessoa que conheça é imediatamente esquecida, Leonard faz anotações de tudo o que vê, ouve e até das coisas mais rotineiras, como fazer a barba. A sua memória é registada em fotos Polaroid e as mais cruciais são tatuadas em seu corpo, muitas vezes por ele mesmo. Durante esta desesperada busca, ele conhece o ambíguo Teddy, que diz ser policia, e a Natalie que promete ajudá-lo, porém, dá indicações que o está somente a usar para o seu próprio interesse.
Na mão esquerda de Leonard há uma tatuagem que diz "lembrar de Sammy Jankis". Sammy também sofre de amnésia anterógrada depois de um acidente. Mas na verdade, a história de Sammy é a história de Leonard, as memorias que este retém do passado, foram manipuladas por ele, criando uma realidade completamente oposta em relação ao que realmente aconteceu do passado. Isto acontece porque, a nossa memória não é uma reprodução fiel do passado, uma vez que, as recordações estão marcadas pela experiência, pelas emoções, pelos afectos, pelas representações sóciais. A memória reconstrói os dados que recebe ao longo do tempo dando relevo a uns, distorcendo ou omitindo outros. Há como que uma idealização do passado.
Neste filme o ritmo rápido das cenas em preto e branco (passado) e a cor (presente) até à junção final do preto e branco com a cor, torna "Memento" ainda mais intrigante e obriga-nos a exercitar a nossa memória. Mostram o passado de Leonard antes do incidente e também são peças essenciais para a montagem deste filme "quebra-cabeças". "Memento" exige concentração. Este filme mostra o quanto a memória é essencial à nossa sobrevivência, sem memória é impossível viver.

Bibliografia:
Livro de Psicologia de 12ºAno “Ser Humano”
Imagem: http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&q=filme+memento&gbv=2

Sem comentários: