domingo, 20 de abril de 2008

Emoções


A emoção está relacionada com uma espécie de “agitação” ou perturbação que se refere a um sentimento e a pensamentos distintos, estados psicológicos e biológicos e uma tendência para agir.
As emoções podem estimular um determinado pensamento e este, por sua vez, pode provocar uma determinada emoção. Este mecanismo explica o funcionamento combinado e inseparável entre a razão e as emoções.
São as nossas emoções que nos orientam diante dum impasse, e, quando estamos diante de uma decisão muito importante, é deixada a sua solução inteiramente ao cargo da parte racional. Em situações de perigo, na experiência da dor causada por uma perda, na ligação com um companheiro, na formação de uma família, constituem diferentes tipos de emoção que vivenciamos e que nos predispõe para uma acção imediata, cada uma sinaliza para uma direcção que, nos recorrentes desafios enfrentados pelo ser humano ao longo da vida, provou ser a mais acertada.
Todas as emoções são em síntese, impulsos legados pela evolução, para uma acção imediata, para planeamentos instantâneos que visam lidar com o dia-a-dia. Essa relação entre emoção e acção imediata é visível por exemplo na observação de animais e crianças, ao contrário dos adultos onde detectamos a força do pensamento racional, sobrepondo-se às emoções.
As emoções podem dividir-se em forma de atitudes que as distinguem: raiva, medo, amor, felicidade, tristeza (….).
Podemos então dizer que as emoções estão relacionadas com valores, ideias, princípios, experiências vividas. Reflectem significados e sentidos que atribuímos às pessoas, objectos acontecimentos.
As emoções têm um valor adaptativo, porque são sinalizadoras de determinados estados. O código de comunicação que as constitui pode ser menos preciso que o código linguístico, mas a comunicação é mais rápida e poderosa.

Sem comentários: