domingo, 1 de junho de 2008

Bullying, a violência dos novos tempos?



Na minha opinião já pode ser considerada a violência dos novos tempos, regularmente ouço notícias sobre bullying nas escolas, no telejornal, jornais, rádios, etc.
Admito estar desiludida com o nosso país, pois desde o “antigamente”, só mudou o modo como é aplicada essa violência. As crianças continuam a ser maltratadas por outras, mais velhas, ou mais fortes ou até com mais autoridade que elas. Mesmo estando inseridos num meio e numa cultura diferente, a violência entre as crianças existe.
Tem-se verificado que há um grau maior violência verbal do que física. Está violência torna-se mais violenta que a física, pois vai danificar o “eu” interior, podendo ficar, esses estragos para toda a vida. A violência verbal é muito difícil identificar pelos pais das vítimas, pois não existe marcas no corpo, nem hematomas, nem feridas. Por essa mesma razão, os agressores optaram por essa violência, pois para eles, não havendo marcas e provas de que eles cometeram essa violência, então eles estão ilibados de qualquer punição possível. Estes agressores procuram sempre uma vítima inferior a eles, mais baixa, com menos idade, mas sensível, ou seja, no fundo os agressores são uns cobardes, porque não escolhem uma vítima ao seu nível. Sendo a vitima mais frágil quer física ou psicologicamente os agressores têm sempre vantagem, pois com o medo nunca os denunciarão. Este tipo de violência é mais popular porque é muito difícil de apanhar o criminoso em flagrante delito, isto é, dificilmente se apanha o agressor. E sendo crianças, não querem ter consequências nos seus actos.
É necessário estar atento ao bullying nas escolas, porque é lá que as crianças se tornam serem independentes e auto-determinados para enfrentar o seu futuro, e as vítimas de bullying ao não exporem o seu caso talvez não tenham tanto sucesso no futuro como as outras que nunca o sofreram ou eram os agressores.

Bibliografia:
· http://www.psicronos.pt/artigos/bullyingescolar.html;
· http://www.esec-danielsampaio.pt/OsmeusWebsites_Webquest/index.htm.

Na minha opinião já pode ser considerada a violência dos novos tempos, regularmente ouço notícias sobre bullying nas escolas, no telejornal, jornais, rádios, etc.
Admito estar desiludida com o nosso país, pois desde o “antigamente”, só mudou o modo como é aplicada essa violência. As crianças continuam a ser maltratadas por outras, mais velhas, ou mais fortes ou até com mais autoridade que elas. Mesmo estando inseridos num meio e numa cultura diferente, a violência entre as crianças existe.
Tem-se verificado que há um grau maior violência verbal do que física. Está violência torna-se mais violenta que a física, pois vai danificar o “eu” interior, podendo ficar, esses estragos para toda a vida. A violência verbal é muito difícil identificar pelos pais das vítimas, pois não existe marcas no corpo, nem hematomas, nem feridas. Por essa mesma razão, os agressores optaram por essa violência, pois para eles, não havendo marcas e provas de que eles cometeram essa violência, então eles estão ilibados de qualquer punição possível. Estes agressores procuram sempre uma vítima inferior a eles, mais baixa, com menos idade, mas sensível, ou seja, no fundo os agressores são uns cobardes, porque não escolhem uma vítima ao seu nível. Sendo a vitima mais frágil quer física ou psicologicamente os agressores têm sempre vantagem, pois com o medo nunca os denunciarão. Este tipo de violência é mais popular porque é muito difícil de apanhar o criminoso em flagrante delito, isto é, dificilmente se apanha o agressor. E sendo crianças, não querem ter consequências nos seus actos.
É necessário estar atento ao bullying nas escolas, porque é lá que as crianças se tornam serem independentes e auto-determinados para enfrentar o seu futuro, e as vítimas de bullying ao não exporem o seu caso talvez não tenham tanto sucesso no futuro como as outras que nunca o sofreram ou eram os agressores.

Bibliografia:
· http://www.psicronos.pt/artigos/bullyingescolar.html;
· http://www.esec-danielsampaio.pt/OsmeusWebsites_Webquest/index.htm.

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