quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Função vicariante do Cérebro

A principal característica que nos diferencia dos animais é a nossa capacidade cerebral. Uma das características mais espantosas do nosso cérebro é a capacidade de recuperação, quase a 100% de uma lesão do cérebro. O nosso cérebro é constituído por milhões de células específicas, os neurónios. Estas são responsáveis por grande parte das funções do sistema nervoso e cada neurónio tem uma função específica a desempenhar.
Quando é afectada uma área do cérebro, o indivíduo pode tender a ficar com limitações ao nível físico ou psicológico, dependendo da zona lesada, ou seja, se a lesão foi nos lobos occipitais pode ter perturbações visuais, se for nos lobos temporais pode ser afectada a audição. Mas se a zona lesada, for o córtex pré-frontal haverá modificações ao nível psicológico e não físico.
Para conseguir explicar com melhor eficácia o córtex pré-frontal do nosso cérebro tenho de referir dois casos muito interessantes, o caso de Phineas Gage e Elliot. Gage sofreu um acidente enquanto trabalhava e a consequência deste episódio trágico foi a lesão das áreas pré-frontais. Phineas era um homem calmo, trabalhador e educado, após a remoção da barra ferro que feriu o cérebro e lhe arrebatou um olho, a sua personalidade modificou-se radicalmente. A personalidade de Gage alterou-se para o contrário, passou a ser um homem grosseiro, colérico, e irritava-se com muita facilidade. No caso de Elliot não sofreu nenhum acidente, mas tinha um tumor na parte do córtex. Após a operação, em que lhe retiraram parte do córtex, a personalidade do Elliot também teve grandes transformações e uma delas foi a indiferença afectiva, ou seja, não demonstrava qualquer sentimento, nem tristeza, nem alegria, nem ansiedade. Graças a Damásio que estudou estes dois casos pormenorizadamente sabemos que as relações entre o córtex e as emoções funcionam como inibidores ou estimulantes, isto é, o nosso cérebro consegue inibir uma emoção ou estimula-la. Daí se for danificada esta zona do cérebro pode ser afectada a nossa personalidade.
Até aqui, referi as lesões que podem ocorrer se for afectada uma zona do cérebro, mas não expliquei como podem ser recuperadas as áreas afectas quase na totalidade.
É por causa da capacidade do nosso cérebro funcionar como um todo, como uma rede funcional que conseguimos recuperar quase na totalidade a área danificada. Isto é, cada área do nosso cérebro possui neurónios específicos para determinada função. Quando é danificada uma zona do nosso cérebro, os neurónios dessa zona desaparecem, mas por causa da função vicariante que o cérebro possui, este consegue recuperar quase totalmente as áreas afectadas. Contudo esta função está complementada com a plasticidade do nosso cérebro. E é por causa destas duas capacidades cerebrais que os neurónios das áreas vizinhas podem substituir as funções dos neurónios dessas zonas afectadas pelas lesões cerebrais, resultantes de várias circunstâncias como o coma, os acidentes vasculares, os traumatismos cranianos, entre outros.
Ao longo do trabalho tenho dado ênfase ao pormenor de não se recuperar 100% de uma lesão, isto acontece porque os neurónios das outras regiões do nosso cérebro possuem especificações para determinas funções. Mas como as células nervosas têm as mesmas características variando apenas as suas funções, elas conseguem adquirir e desempenhar outras funções do nosso cérebro, mas não inteiramente pois não estavam destinadas a aquela área do cérebro.
A função vicariante é uma função muito importante do nosso cérebro, graças a esta função conseguimos recuperar de lesões, e viver uma vida normal e independente.

Bibliografia:
MONTE IRO, Manuela Matos e FERE IRRA, Pedro Tavares, Ser Humano, 1ªParte - Psicologia B 12ºaNo, Porto Editora.

Sem comentários: