domingo, 1 de junho de 2008

Doenças psicológicas

As doenças psicológicas não costumam ter uma manifestação física muito acentuada, isto é, não se vê a olho nu que essa pessoa tem uma doença psicológica. No entanto há excepções a regra, há doenças que podem ter evidências físicas muito acentuadas que no início pode parecer uma doença física, mas a pessoa sofre só de hipocondria. As pessoas que sofrem de hipocondria interpretam pequenas dores e desconfortos físicos como indícios de uma doença grave. Mas os doentes acreditam tão intensamente que estão doentes que chegam a ter mesmo os sintomas de alguma doença grave. O que pode provocar idas constantes ao médico e assim recebendo alguma atenção.
É também conhecida a pseudociese (gravidez psicologica) como uma doença psicologica com muita exteriorização física e só afecta as mulheres. É de origem psicologica mas também pode ter origem biológica. As mulheres que são afectadas por esta doença, antes de ela aparecer, estavam ansiosas e desejosas de ter um filho, mas ao não conseguirem origina-lo, surge a pseudociese. Também pode acontecer pelo motivo oposto, isto é, a mulher tem tanto medo de engravidar, que o seu organismo origina uma gravidez psicologica. As mulheres que padecem desta doença têm todos os sintomas de uma gravidez, e o mais evidente, a barriga cresce. Mas com uma a ida ao médico e os exames adquados pode descobrir-se que é uma doença pasicologica. Esta doença com a origem biologica pode ser causada: neoplasias uterinas, ovário policistico ou distúrbios ovarianos e hormonais como a prolactina.
Há mais doenças psicológicas que têm uma manifestação física como: a anorexia, doenças psicossomáticas, o Transtorno Bipolar e o Síndrome da Fadiga Crónica. Os que referi são sem dúvida, os que se manifestam mais intensamente e os mais conhecidos pelas pessoas comuns.

Bibliografia:
· http://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/doencas-psicologicas.htm;
· http://meuartigo.brasilescola.com/doencas-saude/gravidez-psicologica.htm;
· http://www.brasilescola.com/doencas/doencas-psicologicas.htm.

Sem comentários: