domingo, 11 de maio de 2008

Cada um vai construindo a sua identidade

Cada ser vai-se construindo todos os dias. Assim, todos nós vamos construindo a nossa identidade e actualizando-a até à morte.
Reconhecemo-nos assim e, somos igualmente reconhecidos como sendo únicos temos portanto uma identidade pessoal, uma identidade que só a nós pertence e que, é construída através das vivências de cada um.
A nossa identidade pessoal é como que um castelo que vamos construindo onde as areias que o constituem são nada mais nada menos que sentimentos, percepções, representações que temos de nós próprios.
Somos únicos e ao mesmo tempo diversos. A nossa identidade suporta esta dualidade. Somos únicos porque possuímos características que nos distinguem dos outros e diversos na medida em que, pertencemos a um tempo, a uma cultura sendo assim, partilhamos determinados traços de ser, pensar, estar e sentir.
A identidade afirma isso mesmo, por um lado a semelhança e, por outro a diferença temos características que nos distinguem dos outros mas também temos características comuns aos outros.
A identidade vai-se construindo ao longo do tempo, como já referi na relação que se estabelece com os progenitores, grupo de pares…
Nestas interacções a identidade de cada um vai-se formando sendo assim, a identidade é um processo contínuo. Esta constitui-se também, através da integração de todas as experiências que cada ser vai vivendo, daí a sua unicidade.
Somos dotados de uma identidade pessoal mas também de uma identidade social e cultural.
A nossa identidade social é a consciência social que temos de nós próprios, resultante da interacção que mantemos com o meio social onde estamos inseridos já a identidade cultural é o conjunto de valores que, o ser partilha com a comunidade a que pertence e que integra na sua identidade pessoal.
Assim, a identidade de uma pessoa é a junção de todas estas identidades.

Sem comentários: